Estratégias de design sustentável - look 3 | Sustainable design strategies - outfit 3
- | PAUSA |
- 15 de abr. de 2020
- 3 min de leitura

Nossos looks são mais sustentáveis, mas por quê?
Se você se lembra, neste post contamos um pouco do nosso desfile no CLEC Fashion Festival, em Valencia (Espanha).
Este é o terceiro look que desfilamos e cada uma das peças foi desenvolvida utilizando estratégias de design sustentável, assim como no look 1 e no look 2.
Vem conhece-las!

Zero Waste Design
Esta jaqueta é feita a partir de um retângulo de tecido de 91 x 145 cm, ou seja, sua largura total, sem desperdiçar nem um milímetro de tecido (e olha que incluimos inclusive as ourelas!) É o chamado zero waste design, uma metodologia aplicada à modelagem que prevê o desperdício zero do tecido. Assim não geramos resíduos na etapa de corte e usamos com responsabilidade um material que traz em sí muito esforço e recursos.
Co-design
Dezesseis, é o número de pessoas que colaboraram no desenvolvimento das bases estilísticas dessa cápsula e a gerar também os bordados que a ornamentam. Então, convidamos uma co-designer mais para selecionar os elementos e compor o bordado que está na camiseta como uma expressão de sua personalidade.


Marcação a Laser
O jeans foi "estampado" utilizando a tecnologia de marcação a laser, que utiliza o calor gerado pela luz para entalhar e sublimar a cor do tecido. Temos um post só sobre isso onde contamos com mais detalhes como funciona e porque é mais sustentável que o modelo tradicional de lavanderia. Spoiler: substitui processos altamente tóxicos e reduz o consumo de água e químicos (além de oferecer possibilidades que o próprio modelo tradicional não oferece!)
Trabalho artesanal
Todo nosso processo é artesanal, desde aqueles que são diretamente feitos à mão (como a modelagem, os bordados na camiseta e no broche e as pinturas no jeans), à quantidade reduzida de produção e a preocupação com a qualidade em materiais e processos.

Retrato bordado
O broche na jaqueta é um retrato bordado a mão, feito para se levar a pessoa querida junto com a gente. Ele cria um vínculo emocional forte, ou seja, é um produto cheio de significado e história e que dificilmente vai se tornar obsoleto, evitando assim seu descarte precoce.
Matéria-prima
A jaqueta é feita com um denim de algodão orgânico naturalmente colorido, com certificado OCCGUARANTEE©.
A blusa é em malha de algodão orgânico GOTS com cânhamo, que tem propriedades muito parecidas às do algodão, porém com menor consumo de água e produtos químicos.
O algodão é uma fibra fantástica, mas que tem um cultivo tradicional muito prejudicial. A alternativa do algodão orgânico é maravilhosa, porém buscamos ter a variedade de fibras dentre nossa seleção de tecidos, pois assim evitamos o incentivo à monocultura.
Flexibilidade de tamanhos
Além do conforto proporcionado pela construção da malha, a própria modelagem da camiseta foi pensada para não restringir o corpo e adequar-se a diferentes tipos de corpos (é a mesma camiseta vestida por ambas as modelos). Desse modo, a peça acompanha as possíveis mudanças corporais durante a vida da pessoa, contribuindo para a sua durabilidade emocional. Assim, também é possível minimizar a quantidade de tamanhos necessária para atender ao público, o que chamamos grade. Com uma grade de tamanhos menor e mais flexível, produz-se de modo muito mais assertivo, minimizando estoque e potenciais excedentes.
Upcycling de pré consumo
Explicamos um pouquinho disso neste post e ainda vamos aprofundar mais. Esse jeans foi produzido para ser uma amostra, nunca chegou a ser consumido ou usado e seria descartado. Então fizemos uma supraciclagem através da sua customização, atribuindo a ele ainda mais valor.
Seu material é uma mistura de muitas fibras: algodão, poliéster e (muito) elastano. Hoje, engatinham as tecnologias para reciclagem de tecidos 100% algodão, poliéster ou Tencel™. Imagine só se estão mescladas com outras fibras, ou mesmo entre si. Ou seja, estes tipos de tecido geralmente acabam mesmo em aterros sanitarios no final de suas vidas úteis e vão demorar (muito mesmo) para sumirem.
Este é um dos ótimos motivos pelo qual reaproveitar o recurso que já existe, que já foi extraído, é uma das estratégia mais sustentáveis que existem.
Comentarios